Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019

Notícias

Quinta-Feira, 13 de Junho de 2019 22:17

China retoma importação de carne bovina brasileira

Autor: Fernando Luiz com assessoria

Fernando Luiz com assessoria

Dez dias após a suspensão das exportações de carne bovina para a China, o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a autorização para o retorno das vendas nesta quinta-feira (13). Para o Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC), a rápida atuação do governo foi essencial para evitar a suspensão de outros mercados e o rápido retorno da China às compras.

A China é segundo maior comprador da carne bovina de Mato Grosso e comprou o equivalente a US$ 50 milhões este ano. Juntamente com Hong Kong representam 26% do mercado internacional da carne do Estado e a demanda por proteína é crescente em decorrência da peste suína que atingem o continente asiático.

O presidente do IMAC, Guilherme Linares Nolasco, explica que a iniciativa do Mapa em suspender a exportação foi essencial devido a um protocolo bilateral entre os países. “Parar as exportações naquele momento foi uma ação legalmente necessária e dá credibilidade e segurança jurídica para a relação comercial. A rápida atuação do Ministério nos garantiu o retorno ao mercado e as vendas devem ser regularizadas em breve”.

Uma vez restabelecia a relação comercial, a expectativa do IMAC é que o processo de habilitação de novas plantas frigoríficas para exportação seja retomado. “Volta a ser prioridade o credenciamento de novas indústrias para atender a demanda chinesa pela nossa carne”, afirma Guilherme Nolasco

 
 
 
 
 
Fonte: Radio sorriso fm

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}