Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019

Notícias

Sábado, 24 de Agosto de 2019 07:09

Conab faz em Sorriso levantamento dos custos de produção da soja, milho e demais culturas

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão em campo em Sorriso com o objetivo de atualizar os coeficientes técnicos dos custos de produção do algodão, arroz, feijão, milho e soja. O levantamento será concluído nesta sexta-feira e tem por objetivo a atualização dos preços pagos pelos produtores no cultivo desses produtos.

A análise leva em conta os gastos com mão de obra, formas e etapas dos serviços, implementos agrícolas, agrotóxicos, fertilizantes, mudas e sementes, uso de maquinário, entre outros.

As visitas técnicas reúnem os diversos segmentos que compõem o processo produtivo dos grãos como produtores, engenheiros, representantes de trabalhadores, técnicos de órgãos de pesquisa entre outros a fim de discutir e coletar informações sobre os custos de produção.

Os valores obtidos nos levantamentos realizados pela Conab são utilizados para subsidiar as propostas governamentais de ações da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar.

Esta semana, o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) divulgou o novo custo de produção de soja no Estado para a safra 2019/20, referente ao mês de julho. “Com os novos dados, o custo variável passa a ser R$ 3.146,11/hectare, enquanto o custo operacional ficou em R$ 3.492,99/hectare. Ambos apresentaram uma leve queda de 0,15% ante o mês anterior. De modo geral, a desvalorização de 2,07% do dólar nesse período justificou a sutil queda nos preços dos fertilizantes e defensivos agrícolas”, analisa.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: Lucas Ninno/arquivo)

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}