Sábado, 20 de Abril de 2024

Notícias

Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019 07:46

Fasipe deixa de ser faculdade para virar Centro Universitário

MEC confirmou elevação da instituição em portaria publicada nesta segunda-feira (11)

O MEC (Ministério da Educação e Cultura), publicou hoje, segunda-feira (11), a portaria 1.972/2019, que oficializa a elevação da Fasipe à condição de Centro Universitário. A Câmara de Educação Superior já havia se posicionado pela elevação da instituição, mas a homologação só foi formalizada hoje. O credenciamento da instituição tem validade de 5 anos.

A instituição de ensino que nasceu em Sinop, em uma sala alugada, agora deixa o título de “faculdade” para se tornar um Centro Universitário. A Fasipe foi fundada no ano de 2002 pelo empresário e educador Deivison Pinto. Quase 17 anos depois a instituição atinge o posto de Centro Universitário – um antes de ser consolidada como “Universidade”, patamar máximo da educação superior no Brasil.

Como Centro Universitário, a Fasipe passa ter autonomia para criar, organizar e extinguir cursos e programas de educação superior. A instituição também passa ter liberdade para emissão de diplomas de conclusão de curso.

Para uma faculdade ser elevada à Centro Universitário é preciso cumprir uma série de requisitos. A instituição precisa demonstrar condições econômicas, financeiras e estruturais elevadas, bom desempenho nos cursos que oferece e um quadro de professores estável e com formação elevada.

Quanto aos cursos, a Fasipe detém conceito 5 (máximo), expedido pelo MEC – o que cumpre a exigência. Os centros universitários também precisam ter um quinto do corpo docente contratado em tempo integral. Um terço do corpo docente, obrigatoriamente, deve possuir mestrado ou doutorado.

A candidata a Centro Universitário precisa ter 8 cursos de graduação reconhecidos e com conceito satisfatório na avaliação externa in loco realizada pelo Inep. A instituição também deve possuir programa de extensão institucionalizado nas áreas de graduação que oferece, programa de iniciação científica orientado por doutores ou mestres e não terem sido penalizadas em decorrência de processo administrativo de supervisão nos últimos dois anos.

Para atingir o patamar de Centro Universitário, a Fasipe teve que manter uma oferta regular de cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas de conhecimento, mantendo uma estreita articulação com entidades organizadas em torno de empregos, carreiras e profissões técnicas ou intelectuais.

Atualmente a Fasipe agrupa 6 mil acadêmicos matriculados na sua unidade de Sinop, em 19 cursos ativos. São mais de 400 colaboradores. Em franca expansão, a Fasipe já possui uma unidade em Cuiabá e Rondonópolis. O plano de expansão anunciado pelo diretor fundador, Deivison Pinto, é de, nos próximos 5 anos, estar presente em 12 cidades de Mato Grosso.

Fonte: GC NOTICIAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}