Um caso de agressão ocorreu em uma sala de aula no Colégio Estadual Santos Dumont, em São Tomé, na cidade de Cianorte, no Paraná. Na quarta-feira (12), um aluno de 17 anos, do segundo ano do ensino médio, aplicou um golpe conhecido como "mata-leão" em um professor de filosofia, de 51 anos, após uma discussão sobre a disposição das carteiras na sala de aula.
O incidente começou quando o professor pediu aos alunos que juntassem as carteiras. O estudante se recusou a se juntar à fila formada pelos colegas, levando o docente a afastar sua carteira. A atitude do profissional de ensino irritou o jovem, que reagiu imobilizando o professor com o golpe.
A equipe da Polícia Militar (PM) foi chamada ao local pela diretora da escola, que relatou o ocorrido. Tanto a instituição, quanto o professor, formalizaram boletins de ocorrência. O docente deverá passar por exame de corpo de delito para confirmar os ferimentos. O agressor, que admitiu a ação ao ser questionado pela PM, revelou que se irritou com o professor que tentou arrastar sua carteira após sua demora em seguir as instruções.
A equipe pedagógica do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cianorte acionou o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitário (Bpec) e os pais do estudante para que medidas pedagógicas fossem tomadas.
A direção da escola ressaltou que diariamente dialoga com os alunos sobre a importância do respeito aos colegas e professores e continua implementando ações de combate à violência no ambiente escolar.