A ativação da estação 5G, na faixa de 3,5GHz, foi autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a ser implantada em Vera e mais dois municípios no Nortão, Nova Mutum e Santa Carmem.
Elas já podem começar a partir do próximo dia 4 de dezembro.
A decisão parte do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI).
Ao todo, 3.079 municípios efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz e estão aptos a implantar a infraestrutura da quinta geração de redes móveis, beneficiando aproximadamente 172 milhões de brasileiros.
O objetivo visa levar um serviço com qualidade para toda a sociedade, cumprindo os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom, onde as operadoras devem antecipar os prazos e aperfeiçoar a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal.
A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
A torre em Vera foi instalada ao lado do estádio, na área de lazer Irmã Adélis.
Em Mato Grosso, as ativações já haviam sido autorizadas, em julho, para Sinop, Nortelândia, Diamantino e Itiquira. Em abril deste ano, a Anatel autorizou o 5G em Juscimeira, São José do Povo, Arenápolis e Santo Afonso. Em março, a faixa foi liberada em Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Poconé, Rondonópolis, Rosário Oeste e Santo Antônio do Leverger.
A Anatel também já havia liberado o 5G para Cuiabá, em setembro do ano passado. Em fevereiro deste ano, também houve a liberação para os municípios de Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Planalto da Serra.