Um meteoro bólido riscou o céu de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso na madrugada desta segunda-feira (26). A explosão reluzente e azulada foi captada por câmeras de monitoramento do clima, nos municípios de Maracaju (MS), Cuiabá (MT), Pontes e Lacerda (MT), São José dos Quatro Marcos (MT) e Cáceres (MT).
O fenômeno é chamado de meteoro bólido e é considerado raro, como explicou o membro do Clube de Astronomia Carl Sagan, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Henrique Amaral Arcuri.
“É um tipo de meteoro extremamente brilhante, que entra em combustão e gera toda essa luminosidade. Alguns de grande intensidade brilham mais do que a lua cheia. Este fenômeno acontece a quilômetros de altitude, quando esse meteoro interage com a atmosfera, por isso que foi visível em todas essas cidades”, ressaltou.
Entre os anos de 1994 e 2013, foram registrados cerca de 550 passagens dos meteoros bólidos pela terra.
Apesar de encantador, precisa ter muita sorte para conseguir ver a passagem de um destes com os próprios olhos. Henrique aponta que é um evento aleatório e não tem como prever com antecedência quando eles passarão.
“Porém, tem maior probabilidade dele acontecer em regiões do céu com alguma chuva de meteoros. Estamos tendo uma pequena chuva na região da constelação do Boieiro, ao norte. Porém, não consegui determinar se o meteoro passou em direção ao norte”, completou.
G1MT