É mulher, tem 40 anos ou mais e reside em Sorriso? Então esse recadinho é para você! Na próxima semana, entre os dias 03 a 07 de julho, a unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos estará atendendo no Município para realização de mamografias.
Durante toda a semana, a unidade estará estacionada em frente ao AME Ari Jaeger, bem em frente à Escola Ivete Lourdes Arenhardt. E detalhe: por livre demanda. Isso mesmo, mulheres acima de 40 anos só precisarão ir até a unidade para atendimento. Contudo, é bom ressaltar que mulheres com menos de 40 anos e com o encaminhamento da Unidade de Saúde da Família também serão atendidas.
Mensalmente, Sorriso viabiliza pela rede municipal de saúde cerca de 300 mamografias pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Teles Pires . “Não há fila para a realização de mamografias. Assim que há a indicação médica, o exame é prontamente regulado pela Secretaria; a vinda da unidade móvel é fundamental para evitarmos filas”, explica o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.
“Fora isso, ainda temos o trabalho realizado pelo Hospital do Amor cuja vinda do caminhão já virou rotina; ao adquirir os serviços do Hospital do Amor, Sorriso assim como os outros municípios da região contribuem com a construção de um grande hospital oncológico em Sinop, que inclusive já entrou em atividade e deve ser oficialmente inaugurado nos próximos meses”, frisa.
Luis Fábio lembra que em 2021 foi firmado um convênio entre o Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires e o Hospital de Amor para esses atendimentos. Há uma unidade física do Hospital de Amor atendendo em Sinop e duas unidades móveis percorrendo os 15 municípios que integram o Consórcio, complementando o trabalho que é feito no espaço físico.
O gestor aproveita para destacar que além dos atendimentos da próxima semana e realizados pela unidade móvel, qualquer mulher acima de 40 anos pode e deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para solicitar o pedido de mamografia, pois esses são exames e procedimentos de rotina, e, como sempre para qualquer atendimento a porta de entrada para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) são as Unidades Básicas de Saúde.
Papanicolau
O secretário salienta mais uma vez que as próprias unidades de saúde realizam a coleta do Papanicolau. “Nesse caso, independente da idade, a mulher deve procurar o PSF e realizar o agendamento para o procedimento. Lembramos que o Papanicolau é realizado diariamente em todas as unidades de saúde do Município”, completa.
Reveja como será o atendimento
O caminhão iniciará o atendimento na segunda-feira, dia 3 e seguirá até a sexta-feira, dia 7, sempre das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas à tarde.