A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, nesta quinta-feira (9), mais duas mortes em consequência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o último dia 26. Com isso, sobe para 107 o total de óbitos confirmados. Uma morte ainda está em investigação.
Segundo o boletim mais recente do órgão estadual, divulgado às 9h dessa quinta, pelo menos 136 pessoas estão desaparecidas, no desastre climático já que afetou 1,47 milhão de pessoas, nos 425 municípios atingidos.
Com vasta experiência em operações de enchentes, adquirida durante os eventos do ano passado, os bombeiros mato-grossenses têm se destacado nas ações de resgate. Com o apoio de cães farejadores, eles percorrem áreas de difícil acesso e buscam recuperar as vítimas, trazendo esperança e amparo às famílias afetadas.
Desde o início desta semana, foi estabelecido um planejamento conjunto entre os Estados, visando à colaboração mútua para enfrentar a situação crítica causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Em um esforço conjunto, os bombeiros de Mato Grosso e os cães farejadores foram deslocados para o Estado atingido e estão atuando na linha de frente das operações, sem previsão de término.
A dedicação e a experiência da equipe de resgate têm sido fundamentais para ampliar as chances de encontrar as vítimas e prestar o auxílio necessário às comunidades afetadas. O trabalho dos Bombeiros de Mato Grosso no Rio Grande do Sul demonstra o espírito de solidariedade e cooperação entre os Estados brasileiros em momentos de crise e desastres naturais.