A Polícia Civil prendeu na tarde desta quinta-feira (24) o vereador Neiriberto Martins Erthal (PSC), que sacou uma arma durante sessão da Câmara Municipal de Querência (800 km de Cuiabá).
A prisão foi efetuada pela por policiais civis de Querência, com apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), no Centro de Cuiabá, nas proximidades do Hotel D'Luca, na Avenida do CPA. O mandado de prisão foi expedido pela Comarca de Querência.
Na última segunda (21), Neiriberto apontou uma arma para o colega Edmar Lucio Batista (PDT), após um desentendimento durante a discussão sobre um projeto que aumenta o número de cadeiras na Casa.
A investigação é feita pelo delegado Rogério Gomes Rocha, que instaurou um inquérito para apurar os crimes de tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e ameaça cometidos pelo parlamentar.
O caso
Tudo ocorreu no momento em que estavam sendo lidos projetos de lei relacionados ao aumento no número de cadeiras na Câmara, de nove para 11, e o pagamento de 13º salário e férias aos parlamentares.
Segundo o boletim de ocorrência, Neiriberto ficou irritado com o colega Edmar e levantou da cadeira em que estava, aos gritos, partindo para cima do colega e tentando dar um soco nele.
Neste momento, ele se desequilibra, cai no chão e Edmar o atinge. Neiriberto então se levanta, pega a arma que estava na cintura e aponta para o outro vereador. Dois policiais militares que estavam no ambiente tentaram controlar os vereadores.
O momento de tensão na Câmara deixa todo o público assustado que começa a sair do plenário.
Pouco tempo depois, Neiriberto é acalmado pelo PM e guarda a arma. Em seguida, é retirado da sala, pelo mesmo policial. Segundo o B.O. da Polícia Militar, a arma não foi encontrada no local.