Em Rondonópolis, o presidente da Câmara de Sorriso, Leandro Damiani, e o vereador Rodrigo Machado conheceram o funcionamento e o material usado no cursinho gratuito pré-vestibular Zumbi dos Palmares, oferecido pela Prefeitura local.
Implantado desde 2005, o curso abre cerca de 1 mil vagas anualmente para estudantes de baixa renda que estão cursando o 2º e 3º ano do Ensino Médio na rede pública, incluindo os que já concluíram.
“Durante esse tempo, mais de três mil alunos que passaram pelo cursinho entraram em universidades públicas do país. Destes, muitos fizeram mestrado e 12 chegaram a concluir o doutorado. É isso que queremos implantar em Sorriso e dar chance aos filhos dos trabalhadores de entrar em uma universidade pública”, ressalta Damiani.
O parlamentar já indicou a implantação de um cursinho voltado para famílias de baixa renda de Sorriso, preparando os estudantes para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), vestibulares ou concursos públicos.
“Podem participar das aulas os alunos egressos do ensino médio, pessoas que estejam interessadas em ingressar no ensino superior e mercado de trabalho, além daquelas que queiram ingressar no serviço público, através de processos seletivos e concursos”, disse a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondonópolis, Neiva De Cól.
Atualmente, o cursinho é ministrado em 10 polos, montados nas escolas municipais de Rondonópolis, no horário das 18h30 às 21h45, de segunda a sexta-feira.