Em reunião com o secretário municipal de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, o vereador Leandro Damiani solicitou, nesta terça-feira (4), a inclusão da cirurgia bariátrica na lista de serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde – SUS em Sorriso, por meio de uma parceria com o Governo do Estado ou via Consórcio Público de Saúde.
“Mesmo sabendo que é uma obrigação do Estado, pedimos que o município compre algumas cirurgias bariátricas e melhore a vida daquelas pessoas que dos pacientes que estão acima do peso e que se encontram com diversos problemas de saúde em decorrência da obesidade”, explica o vereador.
Damiani ainda faz um alerta sobre o aumento da obesidade ao longo dos últimos anos no Brasil, que assim como em outros países, tem alcançado números alarmantes, não se tratando de problema unicamente estético, mas de uma doença que requer acompanhamento médico especializado.
“Durante a pandemia o quadro de obesidade se agravou no Brasil. Pesquisas revelam que, durante os dois anos da pandemia, cada brasileiro engordou em média seis quilos e meio. É claro que algumas pessoas mantiveram o peso. Mas outras, com quadro de ansiedade e predisposição a engordar, tiveram a situação agravada e ficaram bem acima da média. Precisamos combater a obesidade que é uma questão de saúde pública”, reitera o parlamentar.