Só em 2022, a UPA de Sorriso realizou no total mais de 121 mil atendimentos. É mais do que a população de Sorriso inteira! Houve um aumento de 20% comparado com o ano anterior. Especificamente de urgência e emergência, foram 6.724 atendimentos de emergências e 14.529 com urgência. Em outras palavras, quanto mais a cidade cresce, mais atendimentos.

Além de referência para Corpo de Bombeiros, a UPA recebe encaminhamentos das 29 Unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) e o Centro de Reabilitação (CRR).

Segundo Wesley Romão, diretor administrativo, ocorre em Sorriso o fenômeno chamado “migração pendular”, que são os deslocamentos diários dos indivíduos para realizar ações de sua vida cotidiana como trabalhar, estudar, lazer entre outros, acaba gerando assim em nossa unidade, atendimentos a pessoas de todo o Brasil. “O maior objetivo é dar conta da demanda, sem perder a qualidade nos atendimentos, desde o acolhimento até a alta ou transferência”, reforça Wesley. Atualmente a UPA passa uma reestruturação física que visa ampliar o espaço e trazer mais conforto para os pacientes, e segundo o Diretor Wesley, os atendimentos não podem parar, a logística da reforma não trará nenhum prejuízo para o funcionamento da Unidade.

“Quanto mais atendimentos, maior o número de urgências e maior o nível de complexidade dos pacientes que temos que atender”, relata o diretor técnico, o médico Henedy Freitas. Atualmente a UPA, embora classificada como de “Porte 1”, possui 13 leitos de observação, onde os pacientes já iniciam o tratamento até sua transferência ser aceita pela Central de Regulação Estadual. “O Hospital Regional de Sorriso, não é exclusivo para a população de Sorriso, logo a referência da UPA pode ser qualquer hospital estadual de Mato Grosso”, acrescenta Henedy.

Conforme a diretora de enfermagem, Janaína Brasileiro, a alta demanda de urgências e emergências foi um estímulo para se iniciar o “Capacita UPA”. “Através da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES) da Secretaria de Saúde e Saneamento, criamos um núcleo de educação continuada na UPA, onde toda a equipe, tanto enfermeiros quanto médicos, participam de cursos teórico-práticos voltados para urgência e emergência”, explica Janaína.

Para a equipe, a UPA já enfrentou muitos desafios e cresce com todos eles, a exemplo da pandemia e as doenças sazonais como a gripe e a dengue.  E como sempre, vale lembrar que apesar de todo o preparo profissional da Unidade, o pronto atendimento deve ser procurado somente em casos de sintomas graves. Para os casos mais simples em que não há urgência, a população deve se dirigir até o PSF mais próximo de sua casa; assim evitamos sobrecarga dos profissionais e da Unidade.