Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Notícias

Sábado, 26 de Agosto de 2023 23:09

Em Mato Grosso, quase 15 mil crianças estão na fila por vaga em creche; Em Sorriso são 1363

Quase 15 mil crianças em Mato Grosso aguardam uma vaga em creche pública, segundo dados do portal Radar da Educação, do Tribunal de Contas do Estado.Consta do portal, que 14.883 estão na lista de espera. Já 73.281 crianças, de 0 a 3 anos, estão matriculadas.

O radar aponta também que atualmente há 82 creches em construção e 20 estão com obras paralisadas.

Dos 141 municípios do Estado, 76 possuem lista de espera e 65 não possuem. Cuiabá lidera a lista de espera, com um total de 3.747 crianças, seguido de Várzea Grande – 1.991, Sinop 1.396, Sorriso – 1.363 e Barra do Garças – 730.

Na tentativa de sanar essa demanda, o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação em Mato Grosso (Gaepe-MT) vai mapear os planos de expansão das Prefeituras Municipais de Mato Grosso com vistas à diminuição de vagas em creches.

Conforme o TCE/MT, será elaborado um questionário para apurar “os dados do planejamento desses entes para o exercício de 2024 e o documento será encaminhado para resposta aos secretários municipais de Educação e, em consequência, apoiar as ações voltadas à política pública de primeira infância”.

Municípios que não têm lista de espera: Acorizal, Alto Paraguai, Araguaiana, Araguainha, Araputanga, Arenápolis, Barão de Melgaço, Canabrava do Norte, Carlinda, Castanheira, Chapada dos Guimarães, Colíder, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Diamantino, Dom Aquino, Figueirópolis D’Oeste, General Carneiro, Glória D’Oeste, Indiavaí, Itaúba, Jaciara, Jauru, Juína, Luciara, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Nova Guarita, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Olímpia, Nova Santa Helena, Nova Xavantina, Novo Horizonte do Norte, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranaíta, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Rio Branco, Rondolândia, Rondonópolis, Rosário Oeste, Salto do Céu, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Santo Afonso, Santo Antônio do Leverger, São Félix do Araguaia, São José do Povo, São José do Rio Claro, Serra Nova Dourada, Tabaporã, Terra Nova do Norte, Tesouro, e Vale de São Domingos.

Fonte: ASSESSORIA

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}