Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024

Notícias

Quarta-Feira, 14 de Junho de 2023 10:49

Empresa é acusada de estelionato por desvio de R$1,7 milhão; site aponta advogado de Sorriso-MT como responsável

A matéria veiculada na manhã de hoje (13), pelo site Metrópoles, aponta que a empresa Vamos Parcelar, situada em Brasília-DF, é listada como devedora pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). A dívida atual da empresa totaliza R$ 1.703.226,76 e pode ser consultada no portal Regularize, da PGFN.

A PGFN é responsável por fornecer informações sobre dívidas relacionadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), tributos previdenciários, multas trabalhistas, eleitorais e criminais. Para ter o nome excluído da lista de devedores ou corrigir qualquer informação, o devedor deve apresentar uma solicitação no portal Regularize.

A empresa Vamos Parcelar atua no parcelamento de serviços, incluindo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Ela age como intermediária entre clientes, outras empresas e até mesmo a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (Sefaz). No entanto, sem fornecer justificativas, deixou de repassar os pagamentos, registrando milhares de contribuintes em situação de inadimplência.

Denúncias em todo o Brasil

Milhares de clientes relataram problemas com a fintech. Os relatos de pessoas de diferentes estados do Brasil são semelhantes aos de vários clientes de Brasília que procuraram a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para registrar queixas de golpe financeiro.

A situação da empresa Vamos Parcelar continua se agravando a cada hora. Com cerca de 3 mil denúncias registradas no Reclame Aqui em relatos angustiantes.

Um dos clientes, residente em São Paulo, relatou no site,  ter feito o pagamento de todas as despesas do seu veículo pelo site da Vamos Parcelar em fevereiro de 2023. No entanto, os débitos não foram baixados no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e continuam sendo descontados de sua conta. Após quatro meses de tentativas frustradas de contato com a empresa, o cliente implora por uma solução, pois  ele corre o risco de ter seu veículo apreendido.

Além dos problemas enfrentados pelos clientes, a dificuldade em acionar judicialmente a Vamos Parcelar tem sido um obstáculo significativo. A falta de um endereço físico da fintech tem dificultado as notificações da Justiça do Distrito Federal, prejudicando as denúncias formais e impedindo que as vítimas aprendam a compreender.

Um fato intrigante é a recente alteração no quadro societário da Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondente LTDA. Até o final de maio, a empresa contava com cinco sócios, mas agora o número caiu para três. Entre eles, há duas pessoas jurídicas e uma pessoa física: Jod Participações e Investimentos Eirelli, FDF Participações e Investimentos Eirelli e Martha da Silva Caçónia.

O advogado Leandro Daroit Feil não consta como sócio, porém, ele é responsável pelo domínio do site Vamos Parcelar e atualmente é dono de outra empresa com nome semelhante, a Vamos Conciliar. Leandro é de família tradicional do agro na cidade de Sorriso -MT e também um dos maiores produtores rurais de MT. O advogado residia em Sorriso e se mudou para Brasília-DF.

Curiosamente, Martha da Silva Caçónia, empregada da Vamos Conciliar, também está envolvida no quadro societário da Jod Participações e Investimentos Eirelli, uma das proprietárias da Vamos Parcelar, informou o site.

A defesa da Vamos Parcelar emitiu a seguinte nota:

“A Vamos Parcelar, empresa precursora e referência em sua área de atuação, manifesta desconhecer qualquer retenção dolosa de valores em desfavor de seus clientes, até porque a empresa está 100% à disposição, e mantém o compromisso de resolver eventuais problemas que surgirem. Intercorrências ocorridas em razão de erros sistêmicos de comunicação entre a Vamos Parcelar e os órgãos e entes conveniados são resolvidas com prioridade e urgência. Apenas na plataforma Reclame Aqui, a Vamos Parcelar possui o percentual de 93.8% de reclamações respondidas, sendo a maioria delas resolvida. Embora seja um direito de o cliente acionar os órgãos que assim quiser, qualquer dúvida ou solicitação também podem ser imediatamente encaminhadas nos canais de atendimento da Vamos Parcelar que, desde sua criação e para maior comodidade do cliente, são 100% virtuais, disponíveis em: www.vamosparcelar.com.br. Sobre o endereço, a empresa esclarece que nunca teve atendimento presencial, pois é uma plataforma digital, e mantém seus canais abertos e diretos para qualquer necessidade seja imediatamente atendida. De qualquer forma, para maior agilidade e comodidade, recomenda-se a utilização dos canais virtuais acima mencionados. Por fim, o jurídico da Vamos Parcelar, assim como no caso das outras matérias recentes publicadas pelo Metrópoles, encontra-se à disposição para dirimir quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.”

Com informações Metrópoles

Fonte: METRÓPOLES

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}