Após a chegada das vacinas contra a Covid-19 em Sorriso, a enfermeira Aparecida Chinz, de 64 anos, mais conhecida como Cida, recebeu a primeira dose da CoronaVac nesta quarta-feira (20). A aplicação do imunizante entrou para a história sorrisense no Posto de Saúde Central.
Mãe e avó, Cida, por amor à profissão, assinou termo para continuar trabalhando mesmo durante a pandemia do novo coronavírus na unidade de saúde do bairro Fraternidade. A profissional mora em Sorriso há 14 anos, onde há 8 anos trabalha como enfermeira.
No ano passado, Cida e os demais profissionais receberam, da Administração Municipal, um certificado de gratidão em reconhecimento ao PSF Fraternidade ter sido a unidade que mais atendeu pessoas em Sorriso.
A Comissão Intergestores Bipartite do Estado (CIB) definiu o critério de distribuição das 126.160 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aos 141 municípios de Mato Grosso. Para Sorriso, foram destinadas 1.440 doses destinadas aos trabalhadores de saúde, 7 doses para pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (como asilos e instituições psiquiátricas) e mais 3 para pessoas com deficiência institucionalizadas, totalizando 1.451 doses.
Porém, a entrega das doses foi dividida em duas etapas e hoje Sorriso recebeu 726, destinadas exclusivamente aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus nas unidades públicas e privadas.
Equipes da Secretaria de Saúde e Saneamento do município, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Polícia Militar e Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil do município elaboraram a logística para o transporte das vacinas, que estavam em Sinop.
A Capital do Nortão é um dos 16 polos que fazem a distribuição para os demais municípios.