Governo norte-americano negou pedido para extraditar os pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, responsáveis pela queda de um avião da Gol em Mato Grosso no ano de 2006. Caso ganhou repercussão internacional e foi considerado a maior tragédia na aviação brasileira até então.
Negativa dos Estados Unidos sobre o pedido é do início deste mês, mas decisão só foi divulgada na imprensa nacional nessa segunda-feira (17).
Justificativa do governo americano para negar o pedido foi de que o tratado vigente entre o Brasil e os Estados Unidos não prevê extradição. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, governo brasileiro irá acatar a decisão.
Reportagem aponta ainda que não cabe mais recurso sobre o caso desde 2017, quando os pilotos foram condenados à prisão pela Justiça Federal de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá).
Acidente ocorreu em 29 de setembro de 2006. Voo fazia a rota de Manaus a Brasília, cujo destino final era a cidade do Rio de Janeiro. Contudo, o jato legacy pilotado por Lepore e Paladino bateu contra o avião e provocou a morte de 154 pessoas.
Justiça Federal concluiu que o acidente foi provocado por culpa dos pilotos, que não conferiram o funcionamento dos equipamentos de maneira adequada.
Gazeta Digital