Dois irmãos, moradores de Feliz Natal, estão sendo investigados pela Polícia Federal após as autoridades descobrirem que sua fortuna vinha de um esquema que envolvia tráfico de drogas e contava até com a proteção de um político paraguaio.
Os irmãos Mendes, como são chamados Hermógenes Aparecido Mendes Filho e Ronaldo Mendes, são conhecidos por ostentar nas redes sociais uma vida de luxo e por ter fazendas milionárias em seus nomes. O caso foi revelado neste domingo (14) no Domingo Espetacular.
Entre as propriedades dos irmãos está uma fazenda de mil hectares em Feliz Natal, uma aeronave apreendida avaliada em R$ 1,2 milhão e um restaurante de luxo em Dourados (MS).
O delegado do caso afirma que todo o patrimônio dos irmãos foi adquirido com dinheiro do tráfico de maconha e cocaína. Segundo a PF, o esquema enviava drogas do Paraguai para o Rio de Janeiro utilizando pneus de caminhões para esconder o entorpecente.
RECORD TV
“A lavagem de capitais por meio da criação de gado se dá basicamente pela mescla de capitais na inserção de dinheiro ilícito na compra dos animais e da propriedade. E quando ele vende, integra esses valores ao patrimônio dele, como se tivesse sido obtido licitamente”, diz o delegado da PF Lucas Sá Vilela.
As investigações apontam que os irmãos movimentaram cerca de R$ 30 milhões nos últimos dois anos. Os Mendes foram denunciados pelo Ministério Público Federal pela acusação de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Hemógenes Aparecido foi preso preventivamente e está no presídio de Campo Grande (MS). Já Ronaldo estava no Paraguai e ainda não foi detido.
A Polícia paraguaia não pôde detê-lo após ele entrar no carro de um deputado do país, de quem recebeu proteção no momento em que a Polícia do país iria prendê-lo.
Em nota, a defesa de Hermógenes Mendes alega que ele é inocente e diz crer na lisura do sistema judiciário brasileiro. Já Ronaldo Mendes não tem advogado, está foragido e foi incluído na lista de difusão vermelha da Interpol.