A campanha Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes foi realizada pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Assistência social, durante o mês de maio e se encerrou terça-feira, 31, com um Pit Stop na Praça 17 de novembro. No local, as autoridades distribuíram material informativo, além de orientar e sensibilizar a população quanto a importância de denunciar situações que violem direitos de crianças e adolescentes.
“A campanha não para por aqui, porque esta é uma ação permanente, toda sociedade deve estar atenta para que nossas crianças tenham um infância livre de abuso”
alertou o prefeito Toni Dubiella.
Conforme a secretária de Assistência Social, Thaís Nicaretta, durante todo o mês de maio, a campanha teve uma extensa programação e atividades em todas as escolas da rede municipal, estadual e particular. As escolas também abordaram o tema em sala de aula e os professores produziram materiais educativos, além de teatros. As unidades escolares também receberam palestras como a do juiz substituto da Comarca de Feliz Natal, Rodrigo Alfonso Campestrini, da Promotora de Justiça, Maisa Fidelis e da Advogada Tatiane Barros Ramalho. Thaís Nicaretta reforça que o foco é a prevenção.
“O abuso e a violência causam traumas que a criança levará para vida adulta. Por isso a importância de municiar as crianças com informações que elas possam identificar o abuso, a violência contra um vizinho, ou irmão ou pessoa próxima, e procurar ajuda ”
pontuou.
Denúncias sobre qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes podem ser feitas de forma anônima pelo Dique 100. A ligação é gratuita. Lembrando que a campanha é feita em parceria com Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) e toda rede de proteção.