O vice-prefeito Gerson Bicego visitou na última segunda-feira, dia 27 de novembro, a presidência do Grupo Bradesco Seguros em São Paulo. Na sede da empresa, Gerson apresentou o Sorriso em Números, que traz um panorama do Município; além de destacar o eixo econômico formado pelos outros 11 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires (Cidesa). Gerson também conversou com os diretores Leonardo Freitas e Duílio Varnier sobre a conta da Prefeitura, gerenciada pelo Bradesco no momento e investimentos do Grupo Bradesco Seguros para a região.
O vice-prefeito destacou a história de construção de Sorriso, pontuando dificuldades enfrentadas pelos primeiros moradores e os avanços conquistados ao longo das décadas tendo como impulsão a agricultura. Se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. “Há muita tecnologia sendo empregada em Sorriso”, explica.
Gerson também detalhou a produção da soja, do milho, e de demais itens como o feijão caupi e do pescado de água doce. “Mas quando olhamos para essa região central do Estado vamos muito além disso: temos suinocultura, bovinocultura, avicultura e também empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 quilômetros e que congrega 15 municípios mato-grossenses”, salientou.
Já em relação à conta da Prefeitura, hoje gerenciada pelo Grupo Bradesco, o vice-prefeito ressaltou que um novo processo licitatório será aberto nos próximos dias. “Esperamos contar com o Bradesco participando novamente da licitação”, disse.
Além disso, a instalação de um ponto centralizado do Bradesco Seguros atuando nas modalidades Bradesco Vida e Previdência, da Bradesco Saúde e Mediservice, e da Bradesco Auto/Re em Sorriso. Esse ponto, destaca o empresário sorrisense José Augusto Brandt, que acompanhou a visita na capital paulista, atenderia demandas desde Nova Mutum com as ações centralizadas em Sorriso.
Mais dados sobre Sorriso
Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção.
A média de crescimento anual nos últimos 30 anos, ultrapassa os 20%. Hoje, a “Capital do Agro”, ocupa a segunda posição no Estado como importador/exportador e, detém o título de maior Produto Interno Bruto (PIB).
Mais sobre o Grupo Bradesco
Conforme divulgação do próprio Grupo Bradesco, o Mato Grosso agrupa 35% dos municípios mais ricos do agronegócio e lidera o ranking de maior contribuição para a produção agropecuária do país, respondendo por 18% da produção nacional, segundo dados do Ministério da Agricultura. Só no primeiro semestre de 2023, os dados apontam para um crescimento de 17% no acumulado.