Dentro dos mais de 900 mil km² de extensão de Mato Grosso, podem ser encontrados inúmeros rios, aquíferos e nascentes, responsáveis, tanto pela formação de paisagens de tirar o fôlego, como também por abastecer cidades e irrigar as grandes plantações do agronegócio.
Ao norte do estado, o jovem município de Ipiranga do Norte, a 455 km de Cuiabá, por exemplo, está em cima de uma verdadeira “Fonte Azul”.
Localizado dentro da Bacia Hidrográfica do Rio Juruena – Teles Pires, o município é banhado pelos rios Teles Pires, Verde e Branco. Na região encontra-se a nascente Fonte Azul, que fornece água 100% pura.
Segundo o geólogo, Marcos Maciel, a fonte faz parte do Sistema Aqüífero Parecis, considerado o de melhor potencial hidrogeológico de Mato Grosso, ocupando uma área de cerca de 226.281,1 km².
“Consistindo em extensa área de sedimentos clásticos, consolidados ou não, de média permeabilidade. Compreende arenitos intercalando camadas de conglomerados e intercalações pelíticas, além de arenitos e conglomerados. Esse tipo de solo filtrante, faz com a água da Fonte Azul aflore de forma límpida e com bastante qualidade”, explica.
Toda a pureza e qualidade da água da fonte chega até a casa de milhares de pessoas graças à Água Mineral Lebrinha. A sede de Ipiranga do Norte, inaugurada em 2019, é abastecida pela Fonte Azul e está localizada no meio de mais de mil hectares de floresta Amazônica preservada.
“Nosso produto final é a própria matéria-prima, diante disso é essencial preservar a natureza local da fonte e todo o seu entorno. Dessa forma, iremos garantir a qualidade da água mineral”, destaca o diretor executivo, Rodolfo Alves de Almeida.
A área de recarga da fonte fica nas partes altas dos grandes chapadões, em altitudes que ultrapassam 500 metros. Esse fator, somado ao “escudo verde” de mata virgem, o local fica ainda mais protegido dos impactos da ação humana.
De acordo com o geólogo, Marcos Maciel, devido ao modelo adotado para a origem da Fonte Azul, em Ipiranga do Norte, o potencial dessas águas é inigualável em qualidade, pureza e volume.
“As evidências geológicas, além dos dados de granulometria dos sedimentos da Formação Salto das Nuvens, apontam para fontes profundas para estas águas, condicionadas por condutos representados por planos de falhas normais e barreiras de permeabilidade., associadas a rochas sedimentares com arcabouço fechado por diagênese ou efusivas básicas, soerguidas em horsts. Isso significa dizer que o potencial dessas águas é inigualável em qualidade, pureza e volume”, ressalta.