Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2024

Notícias

Segunda-Feira, 17 de Julho de 2023 10:24

Mato Grosso tem mais de 50% da população endividada e assume o 5º lugar do Brasil

Pesquisa divulgada pelo Serasa mostra que o Brasil atingiu 71,9 milhões de famílias endividadas, um total de 44,9% de lares no país. Mato Grosso ocupa o 5º lugar no ranking de inadimplência, com 50,10% da população com dívidas, cerca de 1,8 milhão de pessoas.

Os primeiros colocados no ranking do Mapa de Inadimplência e Renegociação de Dívidas do Serasa são: Amapá (53,23% da população), Rio de Janeiro (53,04%), Amazonas (52,62%), Distrito Federal (52,39) e Mato Grosso (50,10%).

Esses números são equivalentes a até maio deste ano. No mapa anterior, de abril, MT tinha 50,44% da população endividada, ou seja, houve uma queda de 0,34% na inadimplência.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unic Beira Rio, Ederaldo Lima, a falta de planejamento financeiro é um dos grandes responsáveis pelo alto índice de inadimplência. Ederaldo ressalta que sair das dívidas é tarefa difícil e que exige determinação.

“Com planejamento e disciplina é possível se livrar das dívidas que se tornam recorrentes quando o consumo é maior que a renda da família. A organização financeira é essencial, não só para equilibrar os gastos e estar tranquilo quanto ao que deve ser quitado, mas para garantir uma renda poupança para gastos que porventura possam surgir, como doenças inesperadas ou viagens de emergência, por exemplo”, explica.

Ainda de acordo com Ederaldo, o maior vilão do endividamento das famílias são os cartões de crédito, cuja taxa média está em 201% ao ano e o percentual médio do cartão rotativo (cobradas de clientes que não quitam toda a fatura mensal) é de 448% ao ano, ou seja, é um crédito ruim e a inadimplência com cartão chega a mais de 50%.

Para evitar o endividamento e alcançar a estabilidade financeira até o final do ano, o especialista sugere algumas estratégias simples e eficazes: relacione todas as dívidas e entre em contato com os credores para negociar os pagamentos, procure feirões que ofereçam descontos de até 99% para renegociar suas dívidas e utilize o 13º salário para amortizar essas pendências.

Confira abaixo dicas para evitar o endividamento:

- Tenha uma planilha de controle de gastos, incluindo despesas fixas mensais e gastos com cartão de débito.

- Faça uma lista antes de ir ao supermercado, defina uma data fixa para compras mensais e pesquise preços.

- Evite ter muitos cartões de crédito, priorize o pagamento à vista e, se precisar parcelar, escolha o número de parcelas sem juros.

- Opte por um carro mais econômico e faça revisões regularmente para evitar gastos excessivos com reparos.

- Planeje passeios com uma média de gastos prevista e busque opções de lazer gratuitas.

- Adote hábitos de consumo consciente para economizar alimentos, água e energia.

- Ao renovar o contrato de aluguel, proponha uma renegociação ao proprietário e explique sua situação.

- Organize-se para os pagamentos sazonais do primeiro trimestre do ano, como IPTU, IPVA e mensalidades escolares, utilizando, se possível, o 13º salário para fazer reservas.

Repórter MT

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}