O governador Mauro Mendes (União Brasil) homologou decretos de situação de emergência por estiagem, ou seja, falta de chuva, em quatro municípios mato-grossenses. São eles: Sorriso, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro e Água Boa.
Os decretos estaduais homologando os decretos municipais foram publicados no Diário Oficial do Estado que circula nesta segunda-feira (26). Todos têm duração de 90 dias, podendo ser prorrogados até completar 180 dias.
Nesses municípios, a falta de chuva nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado, situação considerada atípica para a época, levou à frustração da safra agrícola, impedindo que muitos agricultores cumprissem seus compromissos de financiamento dos cultivos e contratos futuros.
A homologação de situação de emergência facilita aos municípios a obtenção de recursos e contratação de serviços emergenciais para solucionar o problema em questão, além de facilitar que produtores rurais mais atingidos pela estiagem com registros de perdas produtivas na lavoura tenham a possibilidade de negociar com seus credores.
Em Sorriso, a situação de emergência foi decretada pela prefeitura em dezembro de 2023. Já Nova Ubiratã, São José do Rio Claro e Água Boa, os decretos foram editados em janeiro deste ano. No caso de Sorriso, a situação de emergência já foi reconhecida pelo Governo Federal.