Na primeira semana deste mês, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) prestou auxílio a cidadãos surdos dos municípios de Colíder, Sinop e Sorriso, que estão fazendo as etapas para tirar a primeira habilitação. Três candidatos conseguiram aprovação no exame.
Após o auxílio recebido pelo intérprete de Libras do Detran, Maurício Tadeu Pacheco da Silva, a moradora de Porto dos Gaúchos Flávia Rezer Batista, que é surda, comemorou sua aprovação na prova teórica para primeira habilitação, após diversas tentativas sem êxito.
“Finalmente consegui ser aprovada no exame teórico. Antes tinha dificuldades na realização da prova, pois não tinha auxílio e o exame não era traduzido para Libras. Mas nesta nova tentativa, o Detran disponibilizou o servidor intérprete para estar presente, além das questões da prova que já estão traduzidas para Libras, o que possibilitou a minha aprovação. Sou grata ao Detran por promover a acessibilidade no órgão”, relatou.
Os candidatos Fábio Thiago Martins Pereira e Hellerson de Oliveira Braga também são surdos e foram aprovados na prova teórica. “O servidor intérprete do Detran se deslocou de Cuiabá para estar conosco aqui em Colíder para nos auxiliar e nos garantir a acessibilidade. Nos deu suporte quanto à tradução para Libras. E graças a este esforço conseguimos a aprovação na prova teórica. Muito obrigado”, falaram.
O atendimento exclusivo para pessoas surdas é prestado há quase dois anos pelo Detran-MT por meio do Agente do Serviço de Trânsito e intérprete de Libras, Maurício Tadeu Pacheco da Silva. Desde que os atendimentos iniciaram, já foram atendidas mais de 100 pessoas em todo Estado nos serviços presenciais de veículos e habilitação e auxílio na prova teórica e prática de direção para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além do auxílio aos surdos feito pelo intérprete, o Detran também traduziu as 90 questões da prova teórica para a Língua Brasileira de Sinais, como forma de facilitar o entendimento dos cidadãos surdos na realização do exame. “Ver cada surdo vencendo suas barreiras e conquistando, especialmente, a primeira habilitação, é uma satisfação imensa, sentimento de dever cumprido”, Maurício Tadeu.
Segundo o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a acessibilidade e inclusão são uma das prioridades da atual gestão para facilitar a vida do cidadão. “Melhoramos o atendimento a esse público e também reformamos e adequamos nossas unidades e blocos de atendimento da sede da autarquia com calçadas acessíveis, rampas de acesso, além de banheiros para pessoas com necessidades especiais. São melhorias com foco em garantir o atendimento digno aos cidadãos e o acesso a todos aos serviços do órgão, seja na capital ou no interior do Estado”, destacou Vasconcelos.
Atendimento exclusivo
Para ter o atendimento exclusivo, o cidadão surdo deve fazer o agendamento prévio através do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br).
Em seguida, deve clicar na aba ‘Libras’ e preencher todo o formulário. No final do campo de agendamento será ofertado os dias e horários disponíveis para atendimento.