Vídeos que circulam nas redes sociais nesta quinta-feira (18) mostram alunos da Escola Estadual Hugueney de Siqueira Barros, em Cuiabá, limpando a unidade escolar e fazendo uma espécie de faxina. Em nota, a Seduc disse que se trata de uma ação de atividade definida com o grêmio estudantil a fim de conscientizar os discentes pela preservação do patrimônio público.
Nas imagens, os adolescentes aparecem com esponjas esfregando as paredes, limpando janelas e até mesmo usando vassouras na lavagem do que, pelas filmagens, aparenta ser um banheiro. Em um dos vídeos, uma aluna chega a reclamar da situação: "Olha aí, ó, botando aluno para limpar escola", diz ela.
Em outro vídeo, alguém questiona os alunos sobre a limpeza da unidade: "Vocês não querem estudar numa escola limpa? Por que vocês sujam e a pessoa que tem que limpar?", questiona. "Manda pro governador. Quero que mande pro governador, é isso que eu quero".
A reportagem tentou contato com a direção da escola, mas até o momento não obteve retorno. Em nota, a Secretaria de Estado de Educação disse que se tratou de uma ação foi definida em conjunto com o Grêmio Estudantil com o objetivo de chamar a atenção para a preservação do patrimônio público.
Com relação a declaração de uma mulher se referindo ao governador, a Seduc diz que a fala é da coordenadora da escola e está fora de contexto.