Um bebê de 10 meses morreu após se engasgar com um chiclete, no Bairro Pedra 90, em Cuiabá, nessa quinta-feira (28). De acordo com a Polícia Civil, o menino teria se engasgado em casa e foi levado, pelos familiares, à policlínica do bairro.
À polícia, a equipe de saúde informou que realizaram todos os procedimentos de reanimação no bebê, mas ele não resistiu e morreu momentos depois.
A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa foi acionada para liberar o corpo.
O caso é investigado pela Polícia Civil.
O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). Ele pode ocorrer com qualquer um, em qualquer idade, mas algumas pessoas são mais propensas, como pessoas com apneia do sono, doenças degenerativas, pessoas que tomam líquido muito rápido e que comem muito rápido, sem mastigar direito.
Os primeiros socorros são essenciais para salvar a vida durante processo de engasgo e a Manobra de Heimlich é uma técnica que pode ser aplicada nesses casos, seja crianças ou adultos. Após os primeiros socorros, a orientação é levar a vítima ao hospital mais próximo.