Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024

Notícias

Quinta-Feira, 20 de Julho de 2023 07:52

MT: Coronel da PM é condenado por usar placa de ambulância em seu carro particular

A juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Ana Cristina Silva Mendes, condenou no dia 11 deste mês, o ex-diretor do Hospital Militar, coronel José Kleber Duarte Santos, a 3 anos e 6 meses de reclusão pelo episódio em que foi flagrado dirigindo um veículo de propriedade particular, com placa de uma ambulância, em 21 de junho de 2018. Ainda cabe recurso da sentença ao Tribunal de Justiça. 

Como a pena aplicada foi inferior a quatro anos, houve substituição da pena restritiva de liberdade pela pena restritiva de direitos, o que deverá ser determinado pelo juízo da Vara de Execução Penal. A magistrada acolheu o pedido do Ministério Público de que houve o reconhecimento da adulteração da placa do veículo e fraude processual.

Nas alegações finais, o Ministério Público sustenta que a placa fria seria colocada no veículo de propriedade particular como uma estratégia para escapar de multas de trânsito e outras penalidades que são isentas às ambulâncias pela legislação.

Consta nos autos que o coronel José Kleber Duarte Santos foi flagrado no dia 21 de junho de 2018 pelos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), enquanto fazia uma conversão proibida na avenida Beira Rio.

Após seguir o veículo infrator, os agentes da Semob abordaram o coronel, que solicitou a conclusão do procedimento no Hospital Militar.

“Ao chegar nas dependências do Hospital Militar, o conduzido solicitou ao funcionário terceirizado que realizasse a troca da placa da caminhonete Hilux para colocar no lugar a placa (xxx), a qual seria a placa original do veículo em questão, sendo tal troca de placas, gravada pelo agente, gravada pelo agente de trânsito, conforme consta do termo de depoimento”, diz um dos trechos da denúncia.

Ao ser preso pela infração de trânsito, o coronel enviou um áudio em um grupo de Whatsapp no qual estavam presentes diversos outros integrantes da cúpula da Polícia Militar pedindo ajuda.

No entanto, o apelo não adiantou e o coronel foi preso naquela ocasião e encaminhado ao Batalhão do Bope, onde permaneceu detido.

Repórter MT

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}