O processo seletivo para a vaga de recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com inscrições abertas até esta quarta-feira (3). São 519 vagas em 57 cidades de Mato Grosso.
A seleção será feita por meio de análise de currículo, sem qualquer cobrança de taxa de inscrição e também não haverá prova. As vagas são temporárias, com duração de três meses, porém há possibilidade de ser estendida.
Segundo o IBGE, a remuneração é contabilizada com base na produtividade. O instituto ainda recomenda que a jornada de trabalho cumpra 25 horas por semana.
Os candidatos interessados devem comparecer presencialmente ao posto de inscrição de cada cidade até esta quarta-feira (3) para entregar um formulário preenchido e assinado. Este documento pode ser encontrado no site do IBGE.
Há 50 vagas em Sinop, 49 em Sorriso, 30 em Tangará da Serra e 28 em Alta Floresta e em outras 53 cidades do estado.
Os candidatos devem comprovar que cursaram ensino fundamental completo. O trabalho irá exigir do profissional que faça entrevistas com moradores da região para coletar dados sobre a demografia que irão substanciar o novo levantamento nacional do instituto.
A remuneração é feita por produtividade, segundo o número de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de cada setor censitário e o tipo de questionário preenchido, sendo o básico ou por amostra.