O número de assassinatos apresentou uma queda de 6,7% no 1º semestre deste ano em Mato Grosso quando comparado com o mesmo período de 2022, de acordo com dados da Segurança Pública do Estado (Sesp-MT). Os dados fazem parte do Monitor da Violência, divulgado pelo g1 nesta quinta-feira (17).
Ao todo, foram registrados 435 casos de homicídios dolosos. Já no primeiro semestre do ano passado, foi registrado um total de 466 assassinatos.
De janeiro a junho deste ano, foram registrados crimes como roubo e lesão corporal seguido de morte.
O Monitor aponta uma queda de 3,4% nos assassinatos no país. Os dados são do primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2022.
Neste semestre, foram 19.699 mil homicídios dolosos no país — quando há intenção de matar. Quando comparado com o mesmo semestre do ano passado, com 20.312 mil registros, o número apresenta uma queda de 3%.
O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
G1MT