Um dos responsáveis pela fuga de sete detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP), identificado pelas iniciais G.S.R., de 24 anos, foi preso na noite de segunda-feira (7), no município de Peixoto de Azevedo. O suspeito é membro da facção Comando Vermelho e estava com explosivos que seriam utilizados para libertar outros faccionados no CDP. Os detentos que fugiram no domingo (6) ainda não foram localizados.
Segundo informações policiais, em cumprimento da Operação Kratos, da Polícia Militar, juntamente com informações compartilhadas pela Polícia Penal e apoio do Gaeco e do Bope, a equipe averiguou denúncias realizadas por populares no momento da fuga dos reeducandos no domingo (6).
De acordo com a PM, os detentos receberam ajuda externa de G.S.R., integrante da facção e que, segundo a equipe policial, exerce liderança sobre demais membros da organização, no município.
As guarnições da Polícia Militar e Penal se deslocaram até a residência do suspeito, no bairro Jerusalém. Chegado ao local, de acordo com o Boletim de Ocorrência, ao perceber a presença dos policiais, G. quebrou seu aparelho celular e o jogou no telhado da casa, momento em que resistiu à abordagem dos policiais e precisou ser algemado.
A equipe realizou uma varredura no local e encontrou em um terreno baldio dois encartuchados de emulsão explosiva e dois detonadores com estopim, que, segundo informações da Polícia Penal, seriam utilizados por membros da facção para libertar em massa outros faccionados do CV de dentro do CDP, em Peixoto de Azevedo.
Com o apoio do Bope, foi possível fazer a remoção dos explosivos e o suspeito foi encaminhado para a Central de Flagrantes.