Um terceiro sargento da Polícia Militar, de 41 anos, lotado em Cuiabá, foi vítima de afogamento na Cachoeira da Prata, em Juscimeira (157 km de Cuiabá), ao tentar atravessar o rio a nado e afundar, ficando inconsciente, na tarde deste sábado (6). No entanto, ele socorrido por banhistas e recebeu massagens no local, ação que permitiu retomar a consciência antes de ser levado para o Hospital Municipal.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou equipes ao local para auxiliar na ocorrência, a exemplo da Polícia Militar que também encaminhou uma viatura com três policiais ao balneário.
As equipes dos bombeiros foram acionadas às 14h56 e se deslocaram para a região da cachoeira que integra um balneário bastaste frequentado por moradores e turistas. O local fica a cerca de 15 quilômetros do perímetro urbano de Juscimeira.
Conforme o Corpo de Bombeiros, o terceiro sargento da PM decidiu atravessar o rio nado após ser “encorajado” por um banhista local, que não foi identificado. No entanto, no meio do trajeto o militar afundou num ponto profundo do rio e perdeu a consciência.
Outros banhistas observaram o sumiço do militar na água e agiram rápido para tirá-lo do rio e fizeram a manobra de RCP (ressuscitação cardiopulmonar), o que fez a vítima recuperar os níveis de consciência.
Posteriormente, o sargento foi conduzido ao Hospital Municipal de Juscimeira para cuidados médicos. Diante do incidente, o Corpo de Bombeiros ressaltou a importância da segurança nas atividades recreativas em cachoeiras e recomenda que os banhistas evitem saltos a fim de prevenir acidentes semelhantes.
“A conscientização sobre os riscos envolvidos é fundamental para preservar a integridade e a vida dos frequentadores desses locais”, alertou os bombeiros da 9ª Companhia, responsáveis pelo atendimento da ocorrência.