Neste ano como nos anos anteriores, a vacinação contra a gripe seguirá a ordem de grupos prioritários com a imunização de idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde entre os dias 11 de abril a 02 de maio. É importante levar o cartão de vacina e o documento que comprove a função no caso de profissional de saúde.
Além da gripe e sarampo, também está disponível nos dois locais a vacina contra a covid-19, em todas as faixas etárias acima de 5 anos de idade.
*Segunda etapa*
Já a segunda etapa de imunização contra a gripe, será realizada entre os dias 03 de maio a 03 de junho e também será ofertada a vacina contra o sarampo para as crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias). A expectativa é imunizar 7.665 crianças contra o sarampo; o mesmo número deverá ser imunizado contra a gripe.
A partir de maio, além de imunizar as crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a gripe, também serão imunizadas 1.470 gestantes e 242 puérperas; 1.205 professores; 2.125 pessoas com comorbidades; 1.914 pessoas com deficiência permanente; 291 adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Além destes, devem ser imunizados também integrantes das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano; para estes públicos não há uma estimativa quantificada.
Para a imunização, o cidadão deve comparecer com o cartão SUS e o CPF na sala de vacina mais perto de sua residência.
O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, pontua que são duas campanhas realizadas de forma concomitante. “Estamos trabalhando com as vacinas contra a gripe e contra o sarampo ao mesmo tempo; pedimos ao público-alvo que compareça, que busque a imunização; a eficácia dessas vacinas vem sendo comprovada ao longo dos anos”, frisa.