Os resultados foram excelentes, com diminuição de 96% de casos na cidade, desde a implantação do projeto em 2020
O vereador, Rodrigo Machado e o secretário adjunto de Saúde de Sorriso, Devanil Barbosa, foram recebidos na cidade de Ortigueira no Paraná, na manhã desta segunda-feira (23), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, pelo vice-prefeito, Gilson Meira, o chefe da vigilância epidemiológica, Diego Franciscato, o consultor externo e gerente de campo da Forrest Brasil Tecnologia, Jorge Márcio Pedrosa e Filipe dos Anjos, para conhecerem o projeto de Controle Natural de Vetores, desenvolvido com o objetivo de erradicar o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue e zica.
Os resultados foram excelentes, com diminuição de 96% de casos na cidade, desde a implantação do projeto em 2020.
O estudo de Controle Natural de Vetores, é um novo método baseado na tecnologia TIE, que consiste na utilização do inseto estéril, que reduz com sucesso a população de mosquitos e limita significativamente a propagação da dengue.
Usando o inseto estéril, se faz a soltura massiva e contínua de mosquitos machos estéreis que acasalam com as fêmeas selvagens, que colocam ovos que não eclodem, resultando na redução gradual, de mais de 90%, da população local de mosquitos.
A técnica é única no mundo, com resultado comprovado e não agride o meio ambiente.
Este projeto já foi reconhecido internacionalmente poderá ser implantado em Sorriso, através da parceira entre Forrest Brasil e Poder Executivo.
“É um projeto fantástico que vem dando muito certo na cidade de Ortigueira, bem como, outros locais da região do Paraná. O secretário adjunto, Devanil, também ficou muito entusiasmado e vamos fazer de tudo para firmar essa parceria e contemplar Sorriso com esse projeto, que reduziu quase em índice zero a dengue na cidade de Ortigueira”, declarou Rodrigo.