Três homens, cujas identidades não foram divulgadas, acabaram presos durante uma ação do 2º Pelotão da Polícia Militar para coibir a extração ilegal de madeira dentro da Estação Ecológica de Preservação Ambiental Rio Ronuro, em Nova Ubiratã. Houve troca de tiros e uma arma de fogo utilizada pelos suspeitos foi apreendida.
A ocorrência foi registrada nesta quinta-feira (20.12), após o recebimento de uma denúncia de que o grupo estaria furtando madeiras na Unidade de Conservação.
No local, os militares constataram várias picadas que davam acesso ao interior da reserva. Em determinado momento, durante patrulhamento a pé pela mata, os policiais foram surpreendidos por vários disparos de arma de fogo, sendo necessário ‘disparos de cobertura’ a fim de proteger a guarnição e repelir a injusta agressão.
Ao avançar por uma estrada aberta pelos madeireiros, a polícia conseguiu identificar e prender dois suspeitos que conduziam uma motocicleta e um trator de pneu equipado para arrastar toras em meio a mata.
O terceiro suspeito foi encontrado em um barraco próximo a Fazenda Santo Cristo.
Por estar em local de difícil acesso, o maquinário, assim como duas motocicletas usadas pelos madeireiros, foi incendiado para evitar a reincidência da prática de crime ambiental.
A ação ainda resultou na apreensão de um motosserra, um gerador de energia elétrica, uma lixadeira elétrica e uma espingarda calibre .36.
O material apreendido e os suspeitos foram conduzidos a Polícia Judiciária Civil para as providências cabíveis.