A Prefeitura de Nova Ubiratã por meio da Secretaria de Educação, participou na última semana do Círculo da Paz, ação que faz parte do Programa Municipal de Práticas de Construção de Paz nas Escolas. A ação aconteceu na cidade de Sorriso e contou com a presença de vários representantes do município como, da Vereadora Cris Feijó, da professora Denise do psicólogo que atende as escolas municipais da cidade, Ariel, e do representante do Fundeb, Joriel.
O Círculo de Paz foi promovido pelo Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, com o objetivo de qualificar os facilitadores para que possam desenvolver os trabalhos em seus municípios. “A justiça restaurativa tem o objetivo de sensibilizar sobre o caso e diminuir os casos de violência, promovendo o diálogo e a escuta ativa. Quando enfrentamos os nossos próprios conflitos e respeitamos as nossas diferenças de forma não violenta, conseguimos alcançar a paz”, disse o psicólogo, Ariel, que elogiou os métodos do programa.
“O curso completo tem o total de 100 horas e foi dividido em duas etapas: 40 horas de baixa complexidade e 60 horas de alta complexidade. O Círculo de Paz visa promover encontros em ambientes acolhedores, sempre buscando o fortalecimento de vínculos e o empoderamento, com o intuito de causar o menor dano possível ao indivíduo na sociedade. A primeira etapa presencial foi realizada e somou 20 horas totais, com métodos e técnicas utilizadas para o desenvolvimento dos participantes. A segunda etapa será on-line, também com 20 horas totais, e supervisionado pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso” encerrou o psicólogo.
O Projeto de Lei municipal n° 030/2023 está em vigor desde o dia 30 de maio de 2023, na qual, o Prefeito Municipal Edegar José Bernardi realizou a sanção e publicação da mesma.