Mestre em Filosofia pela Universidade São Paulo e autor dos livros "A Imaginação Totalitária" e "Contra o Aborto", o filósofo e professor Francisco Razzo usou suas redes sociais para criticar o oportunismo estrangeiro ao tratar dos incêndios na Amazônia.
"Com todo respeito, mas países que legalizam aborto não têm moral nenhuma pra falar de árvores", postou Razzo, destacando em particular a manifestação do presidente francês, Emmanuel Macron, dizendo que ele "não é um idiota", como sugeriu o deputado Eduardo Bolsonaro, "mas um oportunista".
No livro "A Imaginação Totalitária", lançado em 2016, Francisco Razzo aborda justamente o caráter autoritário das ideologias políticas, tanto da esquerda como da direita, destacando a necessidade de ruptura com esse viés dualista, visto pelo autor como algo capaz de levar aos extremos.
Às declarações intimidatórias de países como a França e a Alemanha contra o Brasil, por exemplo, por causa da Amazônia, seriam exemplos desses extremismos, neste caso motivados pela narrativa ambientalista