Devido alguns casos preocupantes de abusos de mulheres em unidades de saúde do país, o presidente interino da Câmara Municipal de Sorriso, Iago Mella (Podemos), é autor de do Projeto de Lei 97/2022, que dispõe sobre o direito de toda mulher ter acompanhante de sua livre escolha nas consultas e exames, inclusive ginecológicos, nas unidades pública e privada de saúde, em Sorriso.
O projeto de lei visa proteger tanto o profissional como a paciente, de possíveis desconfianças ou abusos por qualquer das partes, preservando assim, a relação médico-paciente, bem como, se resguardando de falsas interpretações que poderiam resultar em denúncias que estão muito frequentes nos últimos tempos.
“A lei não pretende regular o exercício da atuação do médico, mas sim, prevenir denúncias formalizadas por pacientes, relativas a crimes de natureza sexuais supostamente ocorridos durante exames em mulheres. Por isso, o projeto visa garantir a presença de um acompanhante na sala durante a realização de consultas, procedimentos e exames”, explica Iago.