Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024

Notícias

Domingo, 21 de Maio de 2023 22:20

Polícia prende fazendeiro que mandou matar engenheiro de Sorriso

Policiais civis de Primavera do Leste cumpriram na manhã deste domingo (21.05) a prisão de um foragido da Justiça do estado do Amazonas, procurado pela Polícia Civil daquele estado por homicídios ocorridos na cidade de Humaitá.

A equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Primavera do Leste, com apoio da Delegacia de Sorriso, localizou o foragido, Celso Deola., de 60 anos, escondido na residência de um familiar no bairro Castelândia. Após o cumprimento do mandado de prisão preventiva, expedido pela Comarca de Humaitá, ele será encaminhado à unidade prisional de Primavera do Leste, onde ficará à disposição da Justiça.

O fazendeiro, que tem propriedade em Humaitá, cidade localizada na região sul do Amazonas, foi alvo da Operação Pistolagem, da Polícia Civil do Amazonas, deflagrada em dezembro de 2021 para cumprir ordens judiciais contra envolvidos em crimes de homicídio e extorsão ocorridos no município amazonense.

De acordo com a investigação da Polícia Civil amazonense, o fazendeiro foi apontado como mandante de homicídios ocorridos nos meses de agosto, outubro e novembro, em Humaitá. Entre as vítimas está um engenheiro agrônomo de Sorriso, em Mato Grosso, Jefferson André Bungenstab, de 37 anos, e outros fois homens. Um dos alvos da operação foi apontado como autor das três mortes e a motivação dos homicídios seria possível desavença que o fazendeiro teria com as vítimas.

O executor das mortes morreu em confronto após disparar contra as equipes policiais durante a primeira fase da operação. Ele estava escondido na cidade de Ariquemes, interior de Rondônia.

Já o mandante das mortes estava foragido desde a deflagração da segunda fase da operação.

O agrônomo de Sorriso, Jefferson Bungenstab, estava trabalhando em Humaitá, prestando serviços em uma propriedade rural na região. Ele desapareceu em 21 de agosto do mesmo ano e seu veículo e materiais de trabalho foram encontrados às margens da BR-319, em uma área de mata.

De acordo com o delegado Mário Melo, titular da unidade policial, Celso é um fazendeiro apontado como mandante de homicídios ocorridos nos meses de agosto, outubro e novembro, em Humaitá. As vítimas foram identificadas como Jefferson André Bungentab, de idade não identificada; Nelson Antônio da Conceição, que tinha 33 anos, e um indivíduo de nome e idade não revelada. Já Edmilson é apontado como autor das três mortes.

“A motivação dos homicídios seriam desavenças que Celso tinha com as vítimas. Por este motivo, ele contratou Edmilson para cometer o delito contra Jefferson, Nelson e a vítima que ainda não identificamos”, disse o delegado.

Jefferson deixa mulher e uma filha pequena, se não fosse, os esforços da familia do Jefferson , que chegou se deslocar para Humaitá a procura dele, e o empenho da PC-AM,  seria um crime sem solução. O Seu Nelson também foi uma peça importante para o esclarecimento do assassinato do Jefferson.  

Segundo a autoridade policial, após as equipes tomarem conhecimento sobre o fato, iniciaram as diligências para localizar os infratores, ocasião em que foi solicitada à Justiça os mandados de prisões e buscas e apreensões em nome deles. As ordens judiciais foram expedidas no dia 19 de novembro deste ano, pelo juiz Diego Brum Legaspe, da 1ª Vara da Comarca de Humaitá.

“Na primeira fase da operação, nos deslocamos até Ariquemes, pois tínhamos informações que Edmilson estava escondido na cidade. Ao chegarmos a localidade, fomos recebidos com disparos de arma de fogo efetuados pelo infrator, que veio a óbito após o confronto com os policiais”, explicou o delegado.

Ainda conforme Melo, durante a segunda fase das diligências, os policiais seguiram até a fazenda de Celso, a fim de cumprir as decisões judiciais em nome dele, entretanto, o homem não estava no local, sendo considerado foragido.

Também temos a informação que Celso extorquia três empresários de Humaitá, que, supostamente, deviam dinheiro para ele. Seguiremos com os trabalhos policiais para localizar e efetuar a prisão dele”, disse Melo.

Apreensões – Em Ariquemes, foram apreendidos um revólver calibre 38, e uma pistola calibre 380. Na fazenda de Celso, foram apreendidas quatro armas de fogos, munições, lunetas e silenciosos.

Fonte: Assessoria

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}