Empresários de Sorriso tiveram prejuízos após golpistas trocarem as máquinas de cartão de crédito/débito. Informações preliminares apontam que o crime foi aplicado em diversos postos de combustíveis, que já registraram boletim de ocorrência. Um deles teve um prejuízo superior a R$ 50 mil.
As vítimas relatam que os estelionatários aplicaram os golpes usando máquinas de cartão durante o pagamento. Eles aguardavam momentos de distração dos frentistas para substituírem os equipamentos por um próprio, de igual marca e modelo, e, assim, aplicar o golpe. Os pagamentos feitos por meio da máquina foram direto para contas dos golpistas.
Um dos postos de combustíveis de Sorriso, situado na avenida Natalino João Brescansin, na região central, teve um prejuízo de exatos R$ 51,4 mil após a substituição de uma das máquinas do estabelecimento. O crime foi comunicado à Polícia Civil, que registrou boletim de ocorrência.
Em entrevista ao Portal Sorriso, a gerente do banco contou que o crime só foi descoberto ontem, e que a máquina pertencente ao posto foi trocada no último dia 18. Desse modo, por três dias, todos os pagamentos, sejam em forma de débito ou crédito, deixaram de ir para a conta da empresa para "caírem" na conta dos estelionatários.
"Geralmente à noite, os clientes não descem de seus carros para pagar e provavelmente a troca foi feita dentro de um veículo quando perceberam um momento de distração do frentista. E ontem descobrimos porque no sábado cometi um erro, que em vez de passar R$ 100, cobrei R$ 10 de um cliente, foi aí que percebemos que no comprovante não constava o nome do posto", relatou, acrescentando que somente ontem o prejuízo foi superior a R$ 9 mil.
Em outro posto de combustíveis da cidade, o prejuízo foi menor. Rapidamente, o setor financeiro detectou na sexta-feira (19) que a máquina de cartão havia sido trocada na quinta, dia 18, por uma empresa do Pará, com razão social do Paraná. Há relatos que outras empresas tiveram altos prejuízos. Todas elas devem registrar boletim de ocorrência.
Cuidados redobrados
A gerente do posto que teve um prejuízo de R$ 51 mil, que preferiu não se identificar, frisou que a empresa adotará medidas para evitar que volte a cair neste golpe, como checagem diária da creditação de pagamentos em nome da empresa, bem como o uso de uma máquina específica, cujo sistema é interligado com o da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), e que permite a emissão de cupom fiscal pela maquineta de cartão de crédito/débito.
"A partir de agora, na troca de turno, vamos verificar se as maquininhas estão em nome do posto e vamos usar um aparelho que tem um programa que baixa automático a venda no caixa", disse a gerente.
Os suspeitos dos crimes ainda não foram identificados. A Polícia Civil passa a investigar se em Sorriso há uma suposta quadrilha especializada neste tipo de golpe atuando na cidade.