O Plenário da Câmara de Sorriso aprovou o Requerimento 21/25, de autoria do presidente da Casa, vereador Rodrigo Matterazzi (Republicanos), que pede ao governo do Estado a oferta de cursos de operação de máquinas pesadas em parceria com o Senai- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Segundo o parlamentar, oferta dessa capacitação visa não apenas a educação, mas também o fortalecimento da economia local e a geração de oportunidades para a população. “Estaremos ampliando nossa mão de obra qualificada para atender o campo e melhorando o a qualidade de vida para os profissionais que atuam no setor agropecuário”, destaca Rodrigo.

DADOS - De acordo com o Mapa do Trabalho 2022-2025, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria, o setor está aquecido, vendendo cada vez mais máquinas, e, com isso, a procura por profissionais qualificados será cada vez maior, além da remuneração que também é maior do que média salarial brasileira.

A projeção apontou que, em Mato Grosso, a demanda para os próximos anos será de 10,8 mil profissionais na área da mecânica com qualificação superior a 200 horas. Já para pessoas com qualificação inferior a 200 horas, a projeção está em 10,3 mil vagas.

O requerimento será encaminhado ao governador Mauro Mendes, à Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação e ao deputado estadual Xuxu Dalmolin.