Com a finalidade de se inteirar da situação da violência contra a mulher em Sorriso, a Câmara de Sorriso aprovou o Requerimento 172/23, de autoria da vereadora Carla Pianesso (MDB), que pede ao Núcleo de Atendimento à Mulher da Polícia Civil informações sobre o número de casos registrados.
“Sabemos que Sorriso é um dos municípios mato-grossenses que apresentam um alto índice de violência doméstica, porém precisamos de dados mais aprofundados”, explica a parlamentar.
Segundo ela, para que políticas públicas eficazes sejam desenvolvidas é preciso que os governantes tenham um levantamento de dados o mais completo possível. “Queremos saber, por exemplo, quantas mulheres sofrem violência doméstica, o perfil delas e onde moram, qual tipo de violência é mais comum, número de feminicídio, para onde vítimas e agressores são encaminhados e se há programas sociais para a recuperação desses perpetradores”, enumerou.
Carla frisa ainda que a violência contra a mulher vai além da agressão física. “É qualquer conduta – ação ou omissão – de discriminação, agressão ou coerção, ocasionada pelo simples fato de a vítima ser mulher e que cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou econômico ou perda patrimonial, podendo acontecer tanto em espaços públicos como privados”, completou.
O requerimento – subscrito pelos demais vereadores – será encaminhado à Delegada de Polícia Judiciária Civil de Sorriso, Jéssica Cristina de Assis.