O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Criado pelo Governo Federal, é feito e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o cidadão pode participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre o cadastro atualizado.
Os principais programas que utilizam o Cadastro Único são: Programa Auxílio Brasil; Programa Tarifa Social de Energia Elétrica; Isenção de Taxas em Concursos Públicos; ID Jovem; Carteira do Idoso; e Auxílio Gás.
O cadastramento não é feito pela internet. É preciso ir até o setor responsável pelo Cadastro Único, aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou à Secretaria de Assistência Social.
Quem pode utilizar este serviço?
Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que:
Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso que uma pessoa da família se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador. Essa pessoa, chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher.
Os documentos necessários para atualização ou inclusão no Cadastro Único são: identidade (não é aceito Carteiro de Motorista); CPF e Título Eleitoral; Certidão de Nascimento ou de Casamento; Carteira de Trabalho; e Comprovante de residência (conta de luz). Caso não tiver conhecimento exato da unidade escolar e série em que os membros da família estudam, importante apresentar a Declaração de Frequência Escolar.