Familiares de detentos da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite, conhecida como Ferrugem, em Sinop (MT), estão denunciando a precariedade das condições do local. Esposas, mães e outros parentes relatam falta de energia, água suja e presença de fezes de pombos no presídio, que passou por uma reforma recente e recebeu presos transferidos de municípios como Sorriso e Nova Mutum. As mulheres pedem providências urgentes à Secretaria de Segurança Pública.
O JK Notícias recebeu um vídeo de uma parente, que fez a gravação como denúncia e um pedido de socorro, alegando que os presos estão sendo submetidos a maus-tratos. Segundo ela, há cinco dias os detentos estão sem energia, o que tem provocado um grande desconforto, agravado pelo calor. Ela afirma que muitos presos estão sofrendo com diarreia, febre e intoxicação, devido à ingestão de água de uma caixa d’água destampada, onde fezes de pássaros se acumulam.
Outra mulher relatou que, durante as visitas, precisa cobrir a câmera de segurança com um lençol para ter privacidade e ter relações com seu marido. Além disso, afirmou que as crianças que acompanham as visitas acabam brincando com as fezes de pombos espalhadas pelo pátio. Segundo a denúncia, os presos foram transferidos para o novo presídio sem que a estrutura estivesse totalmente concluída, e, ao questionar as condições durante a visita, os familiares foram repreendidos por um agente, que ameaçou suspender as visitas caso continuassem reclamando.
Os familiares pedem ajuda para que a situação seja resolvida.