Abrange todas as organizações da sociedade civil, instituições públicas e privadas, conselhos de direitos e demais entidades.
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), realiza na próxima quinta-feira (19), a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com o tema: o Cenário Atual e o Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência-construindo um Brasil mais inclusivo. O evento será realizado no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Sorriso, das 07 horas às 17h.
Além de reunir representantes do governo e da sociedade civil, o encontro irá mapear os principais desafios e decidir as prioridades para tais políticas, além de elaborar propostas que fortaleçam o desenvolvimento de tecnologias assistivas de informação e comunicação nas mídias sociais, visando valorizar o protagonismo das pessoas com deficiência e difundir conhecimentos e informações que promovam a inclusão e combata o capacitismo.
“A importância da participação da população, das representações privadas e públicas para juntos discutirmos políticas públicas para atender as demandas e os direitos deste público que necessita ser olhado com mais amor e atenção, somente quem tem ou tem alguém na família sabe explicar as dificuldades e sentimentos. Precisamos que a sociedade se una em prol desta classe, assunto esse tão debatido, mas não colocado em ações praticadas no dia a dia”, frisa a presidente do CMDPD, Carmem Welter.
Junto à comunidade, a conferência é a oportunidade para elaborar propostas relacionadas às políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência em cinco eixos temáticos: estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; financiamento da promoção de direitos das pessoas com deficiências; cidadania e acessibilidade; os desafios para a comunicação universal.
As Conferências de Direitos da Pessoa com Deficiência são espaços de participação ampla e democrática, que abrange todas as organizações da sociedade civil, instituições públicas e privadas, conselhos de direitos e demais entidades que atuam na luta de direitos humanos, como: a valorização da dignidade humana, igualdade e oportunidades, a participação cidadão combate à discriminação, a não violência e a construção da paz, promovendo assim, a discussão e a articulação de propostas, estratégias e diretrizes para as políticas públicas relativas aos direitos das pessoas com deficiência.
“Convidamos a sociedade sorrisense para participar desse momento de construção e de contribuição para as políticas públicas das pessoas com deficiência de nosso Município, precisamos debater através de ideias e dos diálogos, melhorias para esse público”, disse a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.