Trabalho de modernização da iluminação pública segue simultaneamente em duas frentes
Em menos 30 dias, mais de mil luminárias de LED recebidas via programa estadual MT Iluminado já foram instaladas e estão brilhando no alto de vários postes em Sorriso, deixando ruas, e outras áreas públicas, mais iluminadas e, consequentemente, mais agradáveis e seguras.
O milhar de luminárias faz parte do lote de 15.518 luminárias enviadas pelo Governo do Estado via programa MT Iluminado. Com isso, 100% do parque de iluminação pública do Município deve contar com luminárias de LED até o fim de 2023.
No dia 8 de novembro, as luminárias do MT Iluminado começaram a ser instaladas no Bairro São Mateus. O serviço vem sendo executado em duas frentes, por empresas terceirizadas, acelerando assim o processo. Como resultado, o Distrito de Primavera e os bairros São Domingos, Vila Bela, União, Monte Líbano 1 e 2, Parque Universitário, Mont Serrat, Reserva Jardim, Europark e Jardim Botânico já estão 100% LED.
Vale reforçar que a modernização da iluminação pública começou ainda em 2020, quando a Prefeitura, com recursos próprios, acendeu o interruptor do “Sorriso Iluminado”. De lá para cá, o trabalho já resultou na substituição de mais de 9 mil lâmpadas de vapor de sódio, aquelas antigas amareladas, pelas novas.
“Já temos quase 9 mil pontos com LED na nossa iluminação pública, tudo feito com recursos municipais”, destacou o prefeito Ari Lafin. “A partir de agora, com esse reforço do Estado, podemos universalizar a tecnologia em todos os pontos de iluminação pública da cidade e dos distritos”, complementa o prefeito, lembrando que o Executivo estadual deve enviar ainda outras 3,5 luminárias. Este lote terá como destinado manter em dia o trecho de travessia urbana da BR-163.
“O LED traz bem-estar e segurança à população, e isso tudo de maneira sustentável, à medida que são equipamentos mais duráveis, o que, consequentemente, também reduz os custos com substituições”, destaca o secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp) Milton Geller, reforçando o trabalho integrado entre várias secretarias, como a da Cidade (Semcid) e a de Fazenda (Semfaz), por exemplo, tem sido fundamental para a modernização do parque de iluminação pública.