Serão ofertadas doses adultas e pediátricas e, vale reforçar: na Sala estarão disponíveis todos os imunizantes contra a covid-19, - a vacina bivalente cujas duas mil primeiras doses chegaram ontem, 27 de fevereiro, e são direcionadas neste momento a idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos acima de 12 anos também já estará disponível; além de todas – sim todas, as vacinas normais que incluem o calendário vacinal do Ministério da Saúde.
A intenção, segundo o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, é mais uma vez disponibilizar horários alternativos para que toda a população possa buscar os imunizantes que não tenham aplicado ainda. “Tudo estará disponível em um único ambiente, concentrado, facilitando para quem estiver com alguma vacina atrasada quer seja criança ou adulto e também para quem tiver qualquer dúvida em relação a imunizações”, frisa Luis Fábio. “O ambiente é acolhedor, foi pensando da melhor maneira possível para atender a nossa população”, completa.
Com a abertura do espaço centralizado outras mudanças devem ser observadas: o PSF do Jardim Europa deixa de ser ponto de imunizações contra a covid-19 e volta para o atendimento normal. "Com a sala na área central podemos liberar o Europa para o retorno ao atendimento normal", reforça Luis Fabio.
Então, agora é só conferir o cartão de vacinas de todo mundo que reside na sua casa: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos. Faltou alguma? Corre lá na Sala Centralizada, das 7 às 19 horas, apresente o cartão de vacinas, o cartão SUS e o CPF e deixe tudo em dia. Afinal, prevenção e cuidado nunca são demais. Ah, se não tiver cartão de vacinas não tem problema: leve o cartão SUS e o CPF para a equipe possa verificar se falta alguma dose. Lá, depois de tudo conferido e as doses aplicadas, o cartão de vacinas é fornecido na hora. Agora, só não vale ficar sem a imunização, não é mesmo?!
Sobre a bivalente
Que neste momento a vacina bivalente é direcionada para idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos acima de 12 anos, você já sabe, né. Agora só falta anotar os detalhes em relação à vacina: é preciso observar um intervalo de quatro meses da aplicação da última dose de qualquer imunizante contra a covid-19 para receber a bivalente. Além disso, não é preciso ter recebido as doses de reforço para a aplicação: se você recebeu as duas primeiras doses já pode receber a bivalente. E como das outras vezes, a vacinação é por etapa; assim que um público-alvo concluir a imunização, outro será chamado.