Dentre as ações da Cirinho Sorrindo também está o acolhimento tanto do paciente diagnosticado com câncer quanto da família. Desde a criação da Cirinho Sorrindo, em 13 de dezembro de 2016, cerca de cinco mil pessoas de todo o país já procuraram acolhimento, “informações e uma palavra de carinho na ONG”, pontua Carla.  No momento, 240 pacientes de Sorriso são acompanhados pela Organização.

“A família fica doente junto. Em várias ocasiões nos deparamos com pais de família diagnosticados com câncer ou mães, e, então todo mundo desaba junto. Em muitos casos, em que o pai tem a doença, ele é o provedor e a família entra em depressão com a doença e ainda sofre com a situação financeira”, destaca a presidente.

A equipe também realiza visitas domiciliares e auxilia no encaminhamento de exames e consultas. “Mas nosso atendimento vai além disso: auxiliamos pessoas de todo o Brasil por meio das nossas redes sociais e telefones”, frisa. Para esse trabalho, a ONG conta com uma equipe multidisciplinar que presta o apoio e acolhimento, além de dar o direcionamento na busca de informações. “Nossa equipe é toda de voluntários. Contamos com várias pessoas da área da saúde. São médicos, enfermeiros, psicólogos que auxiliam nessa busca e no repasse da informação especializada”, diz. “Mas nossa rede também conta com estudantes, donas de casa, profissionais liberais, pessoas das mais diversas áreas que estão disponíveis para dar um abraço, ouvir, sair para panfletar e distribuir informação em um domingo pela manhã, por exemplo”, acrescenta.

Ao assinar o termo de convênio, o prefeito Ari Lafin, disse que a saúde é um setor que requer cuidado e carinho. “O câncer é uma doença rápida, silenciosa e devastadora. Quando descoberta no início tem tratamento sim e tem cura, por isso, quero parabenizar a Carla e a dona Circe por esse lindo trabalho de amparar e de informar”, disse. “O Cirinho era cheio de vida e isso continua por meio da ONG”, ressalta Lafin.

Além de Carla, atual presidente da ONG, a responsável pelos projetos da Organização, Karlla Mariani, também acompanhou a assinatura do termo. Também esteveram presentes e reforçaram o compromisso com a Cirinho Sorrindo, o secretário-adjunto de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo e o vereador Zé da Pantanal.

Interessados ou em ajudar a ONG ou em atuar como voluntários podem entrar em contato pelo site www.ongcirinhosorrindo.org.br, ou por e-mail ongcirinhosorrindo@gmail.com ou ainda pelo telefone 3544-7275. Quem quiser fazer doações está disponível a conta 950-7, agência 0812, Banco Sicredi, em nome da ONG.