Relembrar os caminhos da educação sorrisense. Os desafios, as equipes, os avanços e comemorar o momento atual vivido nas unidades da rede municipal de educação; fruto de um trabalho coletivo, construído há muitas mãos e com equipes coordenadas por nove mulheres: a atual e as ex-secretárias de educação. Assim foi a tarde 02 de agosto, em que as mulheres que já ocuparam a pasta estiveram reunidas para falar das experiências vividas e os sonhos que nutrem pela educação municipal.
Organizado pela atual secretária de Educação, Lúcia Drechsler, o encontro contou com a presença de Marisa de Fátima dos Santos Netto, Silvana Perin, Ivanilde Rosa Girardi Martinello, Edianinha Salete Gheller Turra, Avanice Lourenço Zanatta, Lenide Alves Pereira, Cibele Loise Simões Medeiros. A ex-secretária Marly Marta Catarina Francio não pode comparecer, mas assim como as demais, teve seus trabalho relembrado e foi homenageada.
“São todas mulheres incríveis, de uma grandeza de alma e com os olhos voltados para a educação de uma forma única; cada uma encantadora ao seu modo, e, todas essenciais para que hoje pudéssemos comemorar o atual momento da educação pública ofertada pelo Município de Sorriso”, enfatiza a gestora da Semed, Lúcia Drechsler.
No quesito educação pública municipal, Sorriso está entre os 50 melhores municípios - em uma lista integrada por aproximadamente 3 mil municípios de 15 estados acompanhados pela Fundação Bem Comum; que mais se destacaram na alfabetização, o que coloca o Município, preliminarmente, em primeiro lugar na arrecadação de ICMS/Educação no Estado de Mato Grosso.
“Essa conquista é fruto do trabalho de cada ex-secretária que esteve à frente da Semed; de cada professora e professor que entrou e entra em sala de aula com o coração cheio de amor por ensinar; das equipes administrativas; zeladores; famílias e alunos que acreditam no nosso trabalho diário”, frisa Lúcia.
E como reconhecimento pela atuação de cada gestora, a Secretaria de Educação ofertou uma placa de agradecimento. “Para nós, professoras, ter essa placa em mãos significa muito; são pequenos momentos que nos fazem sentir a materialização de toda a nossa dedicação quer seja no dia-a-dia em sala, quer seja como gestoras de equipes”, frisa a ex-secretária, Silvana Perin.
Conforme Lúcia, o momento foi muito produtivo. “Agradecemos pelo trabalho realizado e também ouvimos sugestões; afinal, o sonho de toda educadora é sempre fazer o melhor pelo seu aluno e diariamente vivemos com amor esse desafio na Secretaria de educação”, finaliza.