Sábado, 23 de Novembro de 2024

Notícias

Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2022 19:59

Sorriso: Aumento de casos de Covid-19 está sendo monitorado pelo município

Sorriso: Aumento de casos de Covid-19 está sendo monitorado pelo município ASSESSORIA

Comitê de enfretamento à doença volta a se reunir na quinta-feira (15)

Observar. Acompanhar. Estudar cenários, elaborar estratégias. E sempre, sempre atender. A manhã desta terça-feira (13 de dezembro) foi dedicada a avaliar a situação da Covid-19 em Sorriso: o prefeito Ari Lafin, os secretários Sílvio Stolfo (Saúde e Saneamento), Hilton Polesello (Governo) e Estevam Calvo (Administração) buscaram, junto aos técnicos da Secretaria de Saúde e Saneamento, conhecer em detalhes a atual situação e, de forma integrada, aprimorar processos para garantir o pronto atendimento da população.

O boletim Covid-19 de hoje traz os dados de 108 casos ativos de Covid-19 e três pessoas internadas por conta da doença.  O secretário de Saúde e Saneamento destaca que quem estiver com sintomas leves que podem indicar infecção por Covid-19 pode buscar atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h; e as pessoas que estiverem com sintomas mais fortes devem ir direto para a UPA Sara Akemi Ichicava, que funciona nas 24 horas do dia, todos os dias. Sintomas leves? Coriza, aquele cansaço (a tal da fadiga, né), dor de cabeça, dor muscular, entre outros.  Agora, se a respiração tá difícil, a dor de cabeça tá muito forte e a febre muito alta, aí é melhor seguir para a UPA.

Seja na USF (nosso bom e velho postinho), seja na UPA, a orientação é uma só: “buscar atendimento médico e é este profissional de saúde que vai definir a necessidade ou não da realização do exame para detecção da doença”, explica o diretor clínico da UPA, Henedy Oliveira. Seja sintoma leve, seja sintoma fortíssimo, outra orientação igualmente válida para as duas situações é também uma só: “proteja-se, use máscara, pense em não contaminar outras pessoas, porque outras doenças, como a H1N1 são igualmente perigosas e evitar a propagação delas mostra respeito com o próximo”, reitera a coordenadora de Enfermagem da UPA, Janaína Cagnani Brasileiro.

“A Prefeitura está atenta e à disposição, e, assim como foi durante toda a condução da pandemia, não mediremos esforços para cuidar bem da nossa população”, destacou o prefeito, já adiantando que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 está sendo convocado para uma reunião nesta quinta-feira (15 de dezembro), às 8h30, no Auditório Farroupilha do Centro de Eventos Ari José Riedi.

 
Fonte: ASSESSORIA

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}