Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024

Notícias

Quarta-Feira, 05 de Junho de 2024 09:35

Sorriso: Bombeiros são acionados para remover enxame de abelhas após ataques em região de chácara

Neste domingo (02.06) o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para realizar a captura de um enxame de abelhas em uma chácara em Sorriso. O solicitante da ocorrência relatou que as abelhas haviam atacado pessoas e alguns animais que acabaram morrendo devido à quantidade de picadas sofridas.

A equipe da 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar rapidamente se deslocou até o local, e realizou a captura do enxame, que foi transportado para um local adequado para soltura.

“É comum encontrarmos enxames de abelhas em áreas urbanas, principalmente durante a época em que elas se reproduzem e formam novos enxames. Nesse período, esses insetos podem ficar mais agressivos e atacar se sentir algum tipo de ameaça, o que pode ser perigoso para pequenos animais e pessoas que possuem algum tipo de alergia. Por esse motivo, é aconselhável evitar aproximação desses insetos e acionar o Corpo de Bombeiros”, disse o sargento bombeiro militar Aprigio Raimundo Sousa.

Como agir em caso de picadas

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), o quadro de intoxicação por picada de inseto varia pela quantidade de veneno aplicado e sensibilidade em relação à reação alérgica ao veneno. No caso de poucas picadas, o quadro clínico pode variar de uma inflamação local até uma forte reação alérgica (choque anafilático). Em situações de múltiplas picadas, pode ocorrer uma manifestação tóxica mais grave e, às vezes, fatal. Por isso é importante o tratamento adequado.

No caso das manifestações tóxicas ocasionadas por uma ou poucas picadas, recomenda-se lavar a área delicadamente com água e sabão, fazer a retirada dos ferrões e a utilização de compressas frias. Se necessário, pode-se fazer o uso de analgésicos para o alívio da dor, com base em recomendação médica.
Se a pessoa for alérgica a picadas de insetos e apresentar reação grave, como dificuldade para respirar, inchaço na garganta ou tontura, é recomendado procurar atendimento médico imediatamente.

Retirada segura

Em caso de presença de enxames de abelhas, marimbondos, vespas ou outro inseto agressivo, é recomendado acionar o Corpo de Bombeiros através do número de emergência 193, para solicitar assistência profissional.
Em situações em que o risco é iminente, pode ser necessário adotar medidas apropriadas para lidar com os insetos.
Não é recomendado tentar lidar com enxames de insetos agressivos por conta própria, pois pode resultar em acidentes graves. O acionamento dos profissionais, como o Corpo de Bombeiros, é a forma correta de garantir a intervenção adequada nessas ocorrências, evitando riscos desnecessários.

Assessoria

 

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}