A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorriso (Compdec) intensificou a fiscalização a fim de reduzir o índice de incidentes causados pelo rompimento de fios de energia elétrica, internet e telefonia móvel.
Segundo o órgão, no primeiro semestre deste ano foram registradas 68 ocorrências o que representa um aumento de 223% se comparado ao ano anterior, quando ocorreram 21 incidentes.
“O rompimento de cabeamento oferece risco a integridade física de pedestres e motociclistas. Basta um segundo de descuido para que o pior aconteça”, alerta Alberto Santos, coordenador da Compdec e sargento BM da reserva.
Em caso de rompimento de cabos, a orientação é para que as pessoas mantenham distanciamento, se possível, sinalizem o local, e acionem imediatamente a Defesa Civil por meio do telefone 153.
"A primeira regra é jamais manusear cabos que estejam pendurados em postes de iluminação pública. Eles podem estar energizados e causar uma tragédia sem precedentes”, complementa.
Santos avalia, ainda, que o alto índice de incidentes pode estar relacionado ao aumento de pedidos de instalação de internet de fibra ótica e de novas ligações de energia elétrica.
A instalação de cabeamentos é regulamentada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Pelas regras, cabos e fios elétricos devem estar numa altura mínima de 4,5 metros, podendo chegar a 6 metros dependendo do fluxo de veículos na via.
A Defesa Civil de Sorriso está localizada na Avenida Rio Grande do Sul nº 213, no bairro Benjamin Raiser, com atendimento 24 horas por dia por meio do telefone 153.